Os órgãos de segurança pública de Santa Maria uniram forças e realizaram uma ação conjunta na madrugada de sábado para combater a violência na cidade . Os alvos foram pontos de aglomerações de pessoas que se reúnem para beber e ouvir som alto. Daí o nome, Operação Dionísio, deus do vinho na mitologia grega.
A ação reuniu 106 agentes da Polícia Civil, Brigada Militar _ Batalhão Rodoviário, 1º Regimento de Polícia Montada (1º RPMon) e Batalhão de Operações Especiais (BOE) _, Polícia Rodoviária Federal e Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe). Os policiais contaram com a ajuda de quatro cães farejadores. Foram empregadas 31 viaturas.
As equipes atuaram, da 1h30min às 5h, no entorno de três locais: na BR-287 (entroncamento com a Rua Duque de Caxias), na Avenida Walter Jobim (no trecho em que ficam boates) e entorno da Praça dos Bombeiros, tradicional local de encontro de jovens.
Segundo um coordenadores da operação, delegado da Polícia Civil, Antonio Firmino Neto, o objetivo é a prevenção:
_ Esta foi uma ação que mobilizou rapidamente as polícias e órgãos de segurança para prevenir crimes. Tínhamos informações que a aglomeração de pessoas nesses locais proporcionava perturbação do sossego público e comércio de entorpecentes. Em pelo menos um dos lugares, foram registradas três tentativas de homicídios.
Foram apreendidas seis facas e nove carteiras de habilitação porque os motoristas tinham sintomas de embriaguez, mas se negaram a fazer o teste do bafômetro. Um motorista foi autuado por direção perigosa.
"